Gonçalo Campos

Designer

Gonçalo Campos - Designer

Considera que o design já faz parte das prioridades do consumidor português?

E do empresariado nacional?

Parece-me que tem havido uma crescente sensibilização do consumidor português à questão do Design, embora esteja ainda longe de ser completamente compreendido e ser considerado uma prioridade.

No entanto com o numero crescente de marcas e produtos de qualidade feitos em Portugal, será inevitável uma maior compreensão daquilo que o Design possibilita e as vantagens que pode trazer ao consumidor.

Da experiência que tenho tido, parece-me que o empresariado português está ainda um pouco reticente em utilizar o serviço dos designers nas suas empresas, principalmente de um modo estratégico, com a capacidade de tomar decisões importantes que possam contribuir para um reposicionamento da empresa. Esta resistência do empresariado português deve-se principalmente à mudança que essa envolvência profunda do designer implica e à confiança que é necessária para responsabilizar alguém dessa mudança. Felizmente há um número crescente de excepções que têm beneficiado bastante do serviço de designers e que têm servido como exemplos de sucesso e inspiração para outras empresas.

www.goncalocampos.com