Ana Mafalda Almeida – Arqama – Vencedora do Concurso Design to Sale

Formada em arquitectura, Ana Mafalda Almeida desde sempre sentiu um grande fascínio pelas artes. Primeiro pintura, escultura e mais tarde, arquitectura e  design de interiores.

Para a designer, ser um dos projectos vencedores do Concurso Design to Sale “poderá ser crucial para dar O Salto!

Como surge a sua marca?
A Arqama surgiu da vontade de ter um projecto próprio e onde me sinto como peixe na água. A origem do nome é curiosa pois apesar de ser Arquitecta Ana Mafalda Almeida (ARQ + AMA), acaba por remeter para um AMA a Arquitectura. 

Que materiais utiliza nas suas criações?
Os materiais serão variáveis, a ideia da peça é essa. A mutação. Seja como for a aposta para o desenvolvimento da primeira linha da coleção é a madeira de Pau Ferro ou a madeira de Ébano, as lacagens a preto/branco com alto brilho e mate, o fio de ouro e o latão. 

Quando surgiu o interesse pelo mobiliário? Foi algo que surgiu em criança?
Desde criança a tendência para as artes era visível. Primeiro pintura, escultura e mais tarde, arquitectura e  design de interiores, onde o mobiliário assume um papel muito importante. Na Arqama gostamos do conceito integrado arquitetura e design. É perfeito. Neste caso particular eu e a arquiteta Solange Sousa quisemos criar uma linha de mobiliário sanitário.

Qual a sua formação?
Arquitectura.

Tem tido os apoios necessários para avançar com a sua marca ?
A marca foi desenvolvida e é suportada pela nossa empresa Riscama Arquitetura e Design Lda. Não tem apoios para além do nosso próprio trabalho.
A iniciativa Design to sale e algumas outras semelhantes a nível internacional (como o caso do tapete que desenhámos para a Carpet Vista e que ficamos em terceiro lugar a nível internacional) são raras e acabam por ter pouco mediatismo, apesar de as considerarmos importantíssimas para as novas marcas que surgem nesta área. A publicidade e os órgãos de comunicação social/media e redes sociais são igualmente importantes.

Qual a importância do LXD para a sua marca?
O LDX ajudou, com a realização da feira anual, a projectar a marca Arqama no cenário nacional bem como a estabelecer alguns contactos com outras marcas do género.

Como tomou conhecimento desta iniciativa – Design to Sale?
Através do FB da FIL Lisboa Design Show 

Já tinha participado  no LXD em edições anteriores?
Sim, participámos já duas vezes, apesar da Arqama ainda só ter 3 aninhos de vida!

Como recebeu a notícia sobre a selecção do seu projecto? Estava à espera de ganhar?
Não podemos dizer que estávamos à espera de ganhar mas o facto de acreditarmos mesmo na linha Arqama Luxury Design deu-nos aquela esperança, eu e a Solange empenhamo-nos muito no desenvolvimento deste projeto! Gostámos muito deste desafio e do resultado final! 

Considera importante este tipo de iniciativas?
Consideramos muito importante este tipo de iniciativas, tal como consideramos que deveriam ter maior exposição a nível nacional. São novos (ou não) designers portugueses a tentar vingar não só em Portugal  como também lá fora, pelo que podem contribuir para a promoção da marca Portugal e elevá-la a um nível premium. Neste caso concreto do Design to sale, achamos que ainda é mais importante pois está a criar sinergias entre quem cria e quem produz, o que é espectacular pois muitas vezes quem cria não tem capacidade produtiva e quem tem capacidade produtiva pode não ter mente criativa! 

Qual o contributo que espera para a sua marca? É crucial para o desenvolvimento/crescimento da sua marca?
Poderá ser crucial para darmos O Salto! A Arqama tem experiência na criação de mobiliário à medida do cliente, mas sempre em pequena escala. Se conseguirmos criar uma linha para produção em maior escala poderemos finalmente crescer noutras direcções, o que estrategicamente seria perfeito!

Na sua opinião, o concurso Design to Sale cumpre o objectivo de fomentar a aproximação entre a indústria e a capacidade criativa ?
Cumpre em pleno esse objectivo e desde o início que adorámos essa iniciativa por esse mesmo motivo! Venham mais.